Melhor qualidade no ensino.

Analisando, atualmente, o ensino da língua  portuguesa dentro da sala de aula, percebe-se que a metodologia empregada por muitos professores (as), não corresponde com a realidade das dificuldades dos alunos.
Os enganos mais comuns são consequência dos fatores diretamente relacionados com: a má remuneração dos professores que gera desmotivação; a falta de recursos didáticos; a má organização pedagógica e a falta de perspectiva profissional, que culmina com o desinteresse dos alunos (as).
Por isso, o profissional da área de educação atual tem a responsabilidade de quebrar conceitos de formação arcaicos. 

Estabelecendo um modelo mais dinâmico e interativo, promovendo debates e discussões que desenvolva o posicionamento pessoal e crítico do aluno, não só em relação aos conteúdos estudados, mas, também, à sua realidade social.
É claro que a escolha da forma e dos conteúdos aplicados vai depender da criatividade do professor, respeitando a idade e a realidade social dos discentes.

Enfim, para que aumente o nível da qualidade de ensino, sobretudo nas escolas públicas, é preciso que haja maior envolvimento e influência externa por parte do governo, familiares, mídia e cultura.
Inclusão escolar

6 comentários:

  1. Realmente, a união de tudo isso que vocês citaram só pode gerar desinteresse tanto por parte dos alunos, como por parte dos professores. Por isso, é necessário promover um ensino de acordo com a realidade de cada um, buscando uma interação entre escola e sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Gostei!!!! Concordo com vocês, acho que não só o professor e o aluno devem se empenhar na questão do aprendizado; os pais e o Estado também têm que cumprir sua parte em relação a educação, buscando não só uma bela estrutura física, como também uma prática pedagógica menos teórica e mais prática.

    ResponderExcluir
  3. o que foi dito ataves da equipe e a realidade que estamos vendo nas escolas a falta de interesse dos alunos e tambèm de muitos professores pois vão para sala de aula sem preparar nada , muitos deles so estão só pelo seu salàrio e cumprir horas.

    ResponderExcluir
  4. Certeza, a nossa realidade é essa. Esta faltando qualidade de ensino nas escolas. Hoje já temos estruturas, mas ainda falta o ensino de qualidade que é o mais importante. E isso pode melhorar bastante com a colaboração de familiares, professores, mídia e governos, como vocês citaram no texto.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o trabalho de vocês.pois precisamos de escolas e ensino de qualidade, tanto dos professores quanto dos pais.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você,a educação do Brasil só vai melhorar a partir do momento em que ouver uma sintonia entre pai, professores,alunos e politicos,lutando pelo mesmo objetivo.

    ResponderExcluir